Notícia
Brasil enfrenta sétima onda de calor do ano
25 de setembro de 2024 às 15:23
A sétima onda de calor deste ano segue intensa, cobrindo grande parte do Brasil e levando as temperaturas a patamares ainda mais elevados ao longo desta semana. O destaque vai para os recordes já registrados e a possibilidade de novas marcas em várias capitais.
Nesta semana, o calor extremo já superou alguns recordes e ameaça alcançar novas máximas, principalmente em São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e Brasília. Confira as temperaturas máximas já registradas em 2024 e as previsões para os próximos dias:
A persistência desse calor intenso preocupa tanto pela duração quanto pelos efeitos no cotidiano, saúde pública e meio ambiente, especialmente com a baixa umidade do ar e o aumento de queimadas.
Com a chegada da primavera, a maior incidência de radiação solar impulsiona ainda mais o aumento das temperaturas, com picos de 5°C a 10°C acima da média. O calor seguirá até o dia 27 de setembro, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
Para essa quinta-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, emitiu alerta vermelho de perigo para áreas do MT, GO, MG, ES, SP, PR, SC, MS e em todo o estado do RJ e DF. A temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período maior do que 5 dias.