Notícia
Chefe de facção criminosa morre em confronto com a polícia no Triângulo Mineiro
3 de novembro de 2025 às 10:01
Um homem morreu durante uma operação para cumprimento de mandados de prisão na cidade de Prata, no pontal do triângulo. As informações são do G1 Triângulo.
A ação policial para cumprimento de mandados de prisão contra os suspeitos ocorreu na última quinta-feira (30), mas foi divulgada no sábado (1º) pelo governador, Romeu Zema, nas redes sociais.
De acordo com a polícia, Eduardo da Silva Cortez, 24 anos, conhecido como ‘Jagunço’, era apontado como chefe de uma organização criminosa envolvida em homicídios e teria vindo do estado de Alagoas para comandar ações na região.
A operação da Delegacia de Prata resultou na apreensão de seis armas de fogo, dezenas de munições, duas motocicletas adulteradas, rádios comunicadores, balanças de precisão e porções de maconha e ecstasy.
O suspeito era investigado em pelo menos 10 inquéritos policiais de homicídio na cidade, que tem aproximadamente 30 mil habitantes. Além disso, foi o principal alvo da operação ‘Defensio Vitae’ deflagrada no dia 3 de julho deste ano e estava foragido desde então.
Segundo a PC, o suspeito reagiu à abordagem policial e efetuou disparos contra as equipes. A polícia revidou e ele foi baleado. Jagunço chegou a ser socorrido com vida. Outros três homens foram presos em flagrante durante a ação.
Apesar de já ter sido investigado por tráfico de drogas e homicídio qualificado, Eduardo teve apenas uma passagem pelo sistema prisional de Minas Gerais, conforme informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Ele ficou detido entre os dias 31 de julho e 5 de agosto de 2022 no Presídio de Prata, sendo liberado mediante alvará de soltura expedido pela Justiça. O motivo da prisão não foi detalhado pelas autoridades.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais após o governador Romeu Zema comentar o desfecho da operação. “A Polícia Civil de Minas deu uma resposta dura ao crime. Parabenizo a @pcmg.oficial pela operação bem-sucedida”, escreveu nas publicações.
O governador também aproveitou para reforçar o posicionamento do governo estadual contra o avanço do crime organizado em Minas Gerais. “Minas não vai ser quintal de terrorista”, afirmou, ao anunciar o reforço na segurança da fronteira com o estado do Rio de Janeiro.
