Notícia
Chuvas abrangentes beneficiam o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
23 de setembro de 2025 às 10:29
O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba registraram nos últimos dois dias um cenário climático marcado por chuvas bem distribuídas, consequência direta da atuação de instabilidades pré-frontais, intensificadas pelo aquecimento diurno e pela convergência de umidade proveniente da Amazônia. Esse quadro favoreceu a formação de pancadas de chuva moderadas a fortes, muitas vezes acompanhadas de trovoadas isoladas.
Os volumes de chuva variaram consideravelmente entre os municípios da região. O menor acumulado foi registrado em Campina Verde, com 2,4 mm. Já o maior destaque ficou por conta da região de Pirajuba, que registrou expressivos 76,4 mm, evidenciando a intensidade das precipitações.
Aqui em Coromandel, de acordo as informações do Sismet Cooxupé, hoje (23) choveu 0,2mm e ontem choveu 27,6mm.
Uberlândia, Uberaba e Araguari: Com acumulados entre 20 e 40 mm, as chuvas contribuíram para elevar a umidade do solo e aliviar o calor intenso dos últimos dias.
Pirajuba, Campo Florido e Conceição das Alagoas: A região concentrou os maiores volumes. Em Pirajuba, os mais de 70 mm indicaram episódios de chuva intensa, com risco pontual de enxurradas em áreas rurais.
Patos de Minas, Patrocínio e Araxá: Tiveram chuvas isoladas entre 10 e 30 mm, mantendo a atmosfera instável e propensa a novas pancadas nos próximos dias.
Santa Vitória, Campina Verde e Ituiutaba: A precipitação foi bem distribuída, entre 10 e 20mm, contribuindo para a recarga hídrica do solo, fator importante para o início do plantio.
O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil contribuiu para a formação de áreas de instabilidade sobre Minas Gerais. O aquecimento pré-frontal durante as tardes intensificou o contraste térmico, fornecendo energia necessária para o desenvolvimento das chuvas. Além disso, os altos índices de umidade relativa no fim do dia criaram sensação de tempo abafado antes da chegada das precipitações.
O padrão atual de instabilidade deve se manter nos próximos dias, com previsão de chuvas irregulares, mas frequentes. A ocorrência de pancadas fortes, ainda que localizadas, não está descartada, mantendo o alerta para possíveis transtornos em áreas vulneráveis.
