Notícia
Chuvas em Minas Gerais deixam três mortos e mais de 3 mil pessoas desalojadas
26 de janeiro de 2026 às 14:35
Minas Gerais tem 470 desabrigados por causa das chuvas.
Os números atualizados nesta segunda-feira (26/01) pela Defesa Civil estadual revelam que foram registradas três mortes relacionadas às chuvas no atual período chuvoso, que começou em 1º de outubro.
O levantamento aponta que mais de 3 mil pessoas estão desalojadas.
A Defesa Civil classifica como desabrigadas as pessoas que necessitam de abrigo público, como habitação temporária, devido a danos ou risco de danos em suas residências.
Já os desalojados são aqueles que, por conta dos efeitos diretos do desastre, deixam suas casas e são acolhidos por amigos ou parentes.
As três vítimas fatais em decorrência das chuvas são: Luigi de Jesus Aurichio, de apenas 5 anos, vítima de um soterramento após a queda de um muro sobre sua residência em Sabará; Ana Paula de Jesus Oliveira, de 30 anos, que sofreu uma descarga elétrica fatal enquanto utilizava uma tirolesa em São Tomé das Letras.
A terceira vítima, confirmada na última segunda-feira (19), é João Miguel, de 7 anos, que foi arrastado por uma enxurrada na localidade de Mina do João Paulo, em Pouso Alegre, enquanto brincava durante um temporal.
Naquela ocasião, a cidade já se encontrava em estado de alerta e a localização do corpo do menino exigiu uma operação de busca intensa que mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as forças de segurança por aproximadamente 42 horas.
Em todo o estado, 145 ocorrências por eventos adversos relacionados às chuvas foram registradas em 109 cidades distintas.
Nas últimas 24 horas, o órgão estadual contabilizou ocorrências relacionadas às chuvas em Bonfinópolis de Minas, Dom Bosco, Lima Duarte, Bocaina de Minas, Elói Mendes, Congonhas e Machado. As cidades foram atingidas por chuvas intensas, alagamentos e transbordamentos.
