Notícia
Chuvas que atingiram Unaí causaram rompimento de barragem agrícola e preocupam autoridades
9 de janeiro de 2025 às 17:14
O município de Unaí foi um dos atingidos pelas fortes chuvas que caíram em Minas.
A cidade registrou 117,8 milímetros (mm) de precipitações entre a manhã de terça (7) e quarta-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – o que representa um acúmulo de água muito alto.
O resultado foram alagamentos em diversos pontos da cidade e o rompimento em uma barragem agrícola, que acendeu o sinal de alerta da administração municipal.
O Executivo municipal informou que fez uma reunião emergencial nessa quarta para deliberar sobre ações prioritárias a serem desenvolvidas para o enfrentamento dos efeitos da chuva.
Segundo a Defesa Civil, em poucas horas choveu o que era esperado em mais de uma semana e a previsão indica novas precipitações.
Dentre as ocorrências, houve a inundação de uma elevatória de esgoto da Estação de Tratamento de Esgotos do Saae, no Bairro Politécnica, que causou deslizamento de talude na Serra da Bocaina. Já o rio Preto transbordou e elevou o nível da água na calha principal e, em vários pontos, saiu do leito, conforme registros compartilhados nas redes sociais. A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) informou que a vazão do Rio Preto subiu de 60 metros cúbicos por segundo para 283 metros cúbicos de água por segundo.
Além deste caso, a rodovia BR-251 foi inundada devido à elevação do nível do Ribeirão Cangalha, mas foi normalizada depois de algum tempo.
A água do Rio Preto superou o leito e transbordou em alguns pontos, inclusive na área urbana. Quatro casas do Bairro Olaria foram tomadas parcialmente pela água. Houve, ainda, queda de terra sob a LMG-628, mas a rodovia não precisou ser interditada.