Notícia
Conta de energia vai ficar mais cara em maio – ANEEL anunciou ‘bandeira amarela’
29 de abril de 2025 às 14:21
Conta de luz ficará mais cara, em maio. A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou a ativação da bandeira amarela – o que implica um custo adicional de R$ 1,88 por cada 100 kWh consumidos por hora.
Entre dezembro e abril, esteve em vigor a bandeira verde, ou seja, não houve cobrança de taxa extra.
Na amarela, porém, a conta sobe um real e 88 centavos para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
O motivo é proximidade do inverno e a chegada do período de seca.
Com isso, há uma redução do nível das usinas hidrelétricas, o que torna o país mais dependente das usinas térmicas, que geram uma energia mais cara.
A bandeira tarifária é um sistema utilizado pela Aneel para sinalizar os custos adicionais da energia elétrica para os consumidores. O Brasil adota esse sistema desde 2015, com o objetivo de refletir as condições de geração de energia antecipadamente, permitindo que os usuários se preparem para os custos adicionais que podem surgir ao longo do ano.
A Aneel tem reforçado a importância de adotar hábitos de consumo consciente, a fim de minimizar os impactos dessa tarifa extra. Alguns exemplos incluem:
Utilizar lâmpadas de LED, que consomem menos energia; evitar o uso excessivo de ar-condicionado, que é um dos maiores vilões no consumo de energia elétrica e investir em fontes alternativas de energia, como a energia solar, que pode reduzir consideravelmente a dependência das usinas termelétricas.
