Notícia

Contribuintes mineiros poderão usar o Pix como forma de pagamento de taxas e impostos

12 de janeiro de 2026 às 16:23

Compartilhar:

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF) está transformando a relação entre o contribuinte e o fisco ao consolidar o Pix como a principal ferramenta para o pagamento de tributos. A iniciativa elimina burocracias antigas, como a necessidade de deslocamento físico até agências bancárias ou a impressão obrigatória de boletos em papel.

O que começou como uma alternativa para o IPVA expandiu-se rapidamente para a maioria das obrigações estaduais. Atualmente, o cidadão mineiro pode utilizar o pagamento instantâneo para:

Impostos: ICMS e ITCD.

Serviços de Trânsito: Taxas diversas e regularização imediata de débitos de veículos, inclusive durante fiscalizações (blitze).

Documentação: Emissão de carteira de identidade e outras taxas de serviços públicos.

Além da conveniência para quem paga, a adoção do Pix gera um impacto direto e positivo nas contas públicas. A diferença de custos operacionais é drástica: processar um pagamento via Pix chega a ser 17 vezes mais barato para os cofres do Estado do que a compensação de um boleto tradicional realizado no guichê do caixa.

Ao optar pelo sistema digital, o contribuinte não apenas agiliza sua própria rotina, mas também contribui indiretamente para que mais recursos sejam direcionados à saúde, educação, segurança e infraestrutura.