Notícia

Dengue e chikungunya mataram quase 1.200 pessoas em Minas Gerais em 2024

12 de novembro de 2024 às 12:00

Compartilhar:

Com registro histórico, estado vive sua pior epidemia. Até o momento, foram 1.087 óbitos por dengue e 111 por chikungunya, totalizando 1.198 vítimas fatais.

Este número já é o maior já registrado no estado, superando com folga o ano de 2016, quando 281 pessoas perderam a vida em decorrência dessas doenças.

Além das mortes confirmadas, 432 óbitos ainda estão sob investigação, incluindo 400 suspeitas de dengue e 32 de chikungunya.

Ao todo, o estado confirmado 1.331.126 casos de dengue e contabilização mais de 1,6 milhão de casos prováveis, consolidando um novo recorde frente aos 521.047 casos prováveis ​​notificados em 2016. Esse cenário crítico foi previsto em fevereiro pelo Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, que alertou que Minas Gerais estava à beira de sua pior epidemia de dengue e a projeção se confirmou

A epidemia em Minas mobilizou as autoridades de saúde, com campanhas de prevenção e conscientização sobre o combate aos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças. A SES reforça a importância de eliminar os criadouros, evitar o acúmulo de água e adotar cuidados essenciais para prevenir a prevenção do mosquito.

Em Coromandel, o coordenador do setor de endemias da Prefeitura Municipal, Fernando Santos Costa, conversou com a Gerais FM no último sábado (09/11), quando a secretaria municipal de saúde realizou o Dia D do combate ao mosquito. Ele informou que o Lira – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti indicou que o problema, aqui na cidade, se concentra no lixo doméstico.

Para evitar a proliferação do mosquito, é importante:

Separar o lixo reciclável e destiná-lo corretamente

Colocar o lixo orgânico em sacos plásticos fechados

Manter os recipientes de lixo fechados

Não jogar lixo na rua ou em terrenos baldios

Colocar pneus em locais protegidos da chuva

Manter o quintal limpo e livre de resíduos que possam acumular água

Cobrir piscinas que não estiverem em uso

Tampar os ralos

Limpar periodicamente calhas e ralos

Substituir a água dos vasos de plantas por areia úmida