Notícia
Dengue em Minas Gerais – quase 16 mil casos confirmados na última semana
6 de fevereiro de 2024 às 17:08
Minas Gerais registrou, apenas na última semana, quase 16 mil casos confirmados de dengue. Isso equivale, em média, a um diagnóstico da doença a cada minuto. Os dados estão no boletim epidemiológico atualizado nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Os casos confirmados da doença tiveram alta de 67% entre os dois últimos boletins (o desta segunda e o do dia 29 de janeiro), passando de 23.389 para 39.282. Os óbitos em investigação saltaram de 35 para 62 no período – um crescimento de 77%.
Mortes
O Estado registra oficialmente sete mortes pela doença – nas cidades de Arceburgo, Belo Horizonte, Lagoa Santa, Monte Belo, Ribeirão das Neves, Sarzedo e Sete Lagoas. O levantamento ainda não traz três mortes confirmadas recentemente pelas prefeituras de BH, Betim e Barbacena.
Uberlândia tem uma possível morte por dengue em investigação, conforme o Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta segunda-feira (5). Se for confirmada, será a primeira morte pela doença em 2024 na cidade, que de acordo com o boletim, chegou a 1.575 casos prováveis da doença. Além disso, foram registrados 66 casos prováveis de chikungunya.
A Gerais FM retomou o contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica para saber qual o posicionamento da SES – MG sobre a vinda do fumacê para a cidade. De acordo com Coordenador do Setor, Fernando Santos Costa, a previsão é de que o equipamento chegue à cidade na segunda-feira (12).
Epidemia
No sábado (3), a SES-MG informou que Minas já vive uma epidemia de dengue. As notificações (casos prováveis) da doença por 100 mil habitantes mais que triplicaram nas últimas três semanas no Estado. No boletim de 22 de janeiro, essa taxa ficava em 161 por 100 mil. O índice saltou para 323 por 100 mil em 29 de janeiro. E, segundo o boletim mais recente, divulgado nesta segunda (5), para 555 casos por 100 mil habitantes.