Notícia

Empresário é preso em Uberaba com mais de 5 toneladas de alimentos impróprios para consumo

18 de dezembro de 2024 às 15:58

Compartilhar:

Um empresário de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi preso com mais de cinco toneladas de alimentos impróprios para consumo. A operação foi organizada pelo Procon-MG a partir de uma denúncia anônima.

O suspeito, liberado após pagar uma fiança de 15 salários-mínimos, pode responder pelos crimes de descaminho e falsificação de selo, cujas penas, somadas, podem superar 10 anos de reclusão. O caso foi divulgado nesta terça-feira (17 de dezembro).

Conforme o Procon-MG, os fiscais estiveram em três estabelecimentos de Uberaba que pertencem ao mesmo empresário. Nos locais, foram identificadas diversas infrações, como produtos alimentícios de origem animal sem registro, sem validade, acondicionados irregularmente e sem procedência, além de produtos sem a precificação adequada.

Também foram encontradas bebidas com rotulagem em língua estrangeira e sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), configurando, além de infração consumerista, o crime de descaminho.

Ainda segundo o Procon-MG, o estabelecimento também comercializava produtos de origem animal com selo de Inspeção Municipal e Federal falsificados.

Os fiscais da Receita copiaram os dados de dois computadores que continham planilhas que, aparentemente, divergiam do faturamento declarado e quatro máquinas de cartão em nome de terceiros. Os equipamentos podem ser usados para desviar dinheiro da contabilidade oficial de uma empresa, sem registro e sem declaração oficial ao fisco.

A Vigilância Sanitária Municipal, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Receita Estadual e o Procon municipal também participaram da operação.

Com informações: O Tempo