Notícia
Entregas de fertilizantes no Brasil caem 10,4% em 2026
5 de novembro de 2026 às 17:14
As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro caíram 10,4% entre janeiro e agosto de 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos, a ANDA, foram comercializadas 27 milhões e 310 mil toneladas, contra 30 milhões e 470 mil toneladas em 2025. Somente em agosto, a queda foi ainda maior: 17,6%.
De acordo com a entidade, o resultado é influenciado por juros elevados, restrições ao crédito, aumento dos custos, instabilidade internacional e preocupações com o clima, incluindo os efeitos do El Niño.
Mato Grosso liderou o recebimento de fertilizantes no período, seguido por Paraná e Goiás. Minas Gerais aparece na sexta posição, com pouco mais de dois milhões de toneladas.
O levantamento também aponta redução nas importações e na produção nacional registrada, refletindo um cenário de maior cautela dos produtores na compra de insumos para as próximas safras.
