Notícia

EuroChem inaugura fábrica em Serra do Salitre

13 de março de 2024 às 16:59

Compartilhar:

Inaugurada a planta de fertilizantes do Complexo Mineroindustrial do Grupo EuroChem, um dos líderes globais do segmento de fertilizantes, em Serra do Salitre, no Alto Paranaíba.
A planta vai funcionar de forma integrada, ou seja, da extração da rocha de fosfato à distribuição dos fertilizantes, o que deverá ocorrer, de fato, nas próximas semanas.
A inauguração contou com a presença do Governador de Minas Gerais e do Presidente da República, além do alto escalão do governo federal.
O projeto integrado inclui uma mina de fosfato, fábricas de insumos e misturador. São 19,7 milhões de metros quadrados de área em toda a extensão do complexo, 350 milhões de toneladas de reservas minerais, com investimentos de mais de US$ 1 bilhão, que resultarão numa capacidade de produção instalada de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano.
Na prática, algumas etapas do processo produtivo já foram testadas e algumas, inclusive, já estão funcionando. Mas, a produção integrada, de uma ponta a outra da cadeia, ainda depende de alguns ajustes, que deverão ser equacionados nas próximas semanas, de acordo com o diretor de Operações da Eurochem Salitre, David Crispim.
Crispim afirmou que mais do que o início das operações, a data representa um marco para a indústria de fertilizantes nacional e, consequentemente, para o agronegócio brasileiro.
A estimativa é que o complexo de Serra do Salitre adicione 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano no agronegócio brasileiro, equivalente à cerca de 15% da produção nacional.