Notícia
Ex-vereador em Paracatu é condenado por desvio de verba e terá que devolver quase R$ 215 mil
3 de julho de 2024 às 15:37
João Archanjo Mendes Santiago, antigo vereador de Paracatu, foi condenado por desviar verba de gabinete entre os anos de 2013 e 2016. A condenação foi resultado de uma ação movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da 3ª Promotoria de Justiça.
De acordo com o MPMG, o ex-parlamentar terá que ressarcir integralmente o valor desviado, que totaliza R$ 214.180,57. Além disso, ele terá que pagar uma multa civil equivalente ao valor desviado. Como consequências adicionais, João Archanjo Mendes Santiago ficará inelegível por 10 anos e está proibido de firmar contratos com o poder público ou de receber incentivos fiscais ou creditícios durante o mesmo período. A decisão foi proferida pela 1ª Vara Cível da Comarca de Paracatu.
Este é o 14º vereador condenado pela Justiça de Minas Gerais por atos de improbidade administrativa, relacionados ao recebimento indevido de vantagem patrimonial para custeio de despesas parlamentares.
A operação “Templo de Ceres” revelou diversas falhas nas prestações de contas de Santiago. Foram identificadas despesas indevidas com locação e manutenção de veículos, combustíveis e lubrificantes, serviços gráficos, materiais de escritório e alimentação.