Notícia
Frio intenso marca o dia mais gelado do ano no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
26 de junho de 2025 às 10:07
A quarta-feira foi marcada por temperaturas extremamente baixas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, registrando o dia mais gelado do ano na região. A queda acentuada nos termômetros foi resultado da atuação de uma forte massa de ar polar que avançou sobre o Sudeste do país.
Em Tapira, um totem instalado na cidade chegou a marcar 0 °C. No entanto, por não contar com uma estação climatológica oficial, o dado não pode ser validado oficialmente. Ainda assim, a cidade enfrentou um frio rigoroso nas primeiras horas do dia.
A menor temperatura oficialmente registrada na região foi na cidade de Prata, com 1,7 °C, seguida de perto por Frutal, onde os termômetros marcaram 1,9 °C. Os dados foram divulgados pelo geógrafo William Borges, que acompanha as variações climáticas locais.
Em Coromandel, os moradores também sentiram o impacto da frente fria. De acordo com o Sismet da Cooxupé, a mínima registrada foi de 11,01 °C, bem abaixo da média histórica para o mês de junho, que é de 14,8 °C.
Patrocínio também amanheceu gelada, com os termômetros marcando 6,4 °C. Já em Uberlândia, a zona rural do Distrito de Miraporanga registrou a menor temperatura do ano até o momento: 4,3 °C. Até então, o recorde havia sido no dia 30 de maio, quando a mínima chegou a 6 °C.
Apesar do frio intenso, a previsão é de que as temperaturas comecem a subir nos próximos dias. Segundo o geógrafo William Borges, a massa de ar polar que provocou a queda brusca nas temperaturas deverá se “tropicalizar”, ou seja, perder força gradativamente à medida que permanece sobre a região. Com isso, o frio deve dar uma trégua e os termômetros voltarão a subir de forma lenta, mas constante.
