Notícia
Gari é atacado por dois pitbulls durante o trabalho em Minas Gerais
30 de abril de 2025 às 15:17
Minas Gerais registrou mais um caso de ataque de cães nesta semana. Desta vez, o caso aconteceu em um distrito de Joaquim Murtinho, em Congonhas – região central do estado.
Um trabalhador da limpeza urbana foi atacado por dois cães da raça pitbull na manhã desta terça-feira (29), enquanto realizava o serviço de coleta de lixo. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que os animais investem contra o gari, que corre e grita pedindo ajuda. O trabalhador foi socorrido por moradores locais com ferimentos na cabeça e nas pernas, mas não corre risco de morrer. Ele foi encaminhado ao Hospital Bom Jesus, em Congonhas, para receber atendimento médico. Não há informações sobre o registro da ocorrência pela polícia.
Em janeiro de 2025, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promulgou a Lei 25.165, que determina uma série de mudanças nos cuidados de cães das raças pit bull, dobermann, rottweiler, fila brasileiro e outras com características similares.
Dentre as novas mudanças, estão:
Não é permitida a reprodução de cães da raça pit bull em Minas Gerais, nem a entrada de novos exemplares no território mineiro;
Todos os cães dessas raças com mais de 120 dias devem ter registro obrigatório junto ao Corpo de Bombeiros Militar;
Passeios só serão permitidos com tutores maiores de 18 anos, e uso obrigatório de focinheiras e guias;
Em casa, o animal deve ser mantido em áreas delimitadas e seguras (com cercas, muros ou grades), além de ser obrigatório afixar placas de advertência informando a raça e a periculosidade do cão.
