Notícia

HC-UFU vai realizar Mutirão de Combate ao Câncer de Pele do sábado (07/12)

2 de dezembro de 2024 às 16:23

Compartilhar:

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) vai realizar, no próximo sábado (7), o “Mutirão de Combate ao Câncer de Pele”.
Durante todo o dia, serão realizadas mais de 20 cirurgias, além de biópsias e consultas sem necessidade de agendamento prévio. A última edição do evento, realizado em 2023, a instituição realizou 670 atendimentos.
Qualquer pessoa, sem restrição de idade, que resida em um dos 27 municípios da macrorregião Triângulo Norte, dentre eles Coromandel, que necessite de avaliação médica para identificar a suspeita de câncer de pele, pode procurar a portaria do Hospital do Câncer, na Avenida Amazonas, 1996, no bairro Umuarama, entre 9h e 15h.
A dermatologista e coordenadora do mutirão, Mabel Gomides, lembra da regra do “ABCDE”. Caso alguma pinta, mancha ou ferida apresente: Assimetria, Borda irregular, Cor com dois tons ou mais, Dimensão superior a 6 mm e Evolução (cresce e muda de cor) é necessário procurar atendimento médico.
A campanha de prevenção do câncer de pele acontece em dezembro todos os anos, em alusão ao dezembro laranja, mês em que predomina o verão e muito sol. Quem participar do mutirão receberá orientações gerais sobre a prevenção do câncer de pele, como evitar exposição solar entre 10h e 16h, usar protetor solar, além de roupas com fotoproteção, chapéu e óculos.
A população de risco deve se atentar ainda mais, já que o câncer de pele é desenvolvido por fatores genéticos, familiares e ambientais, incluindo os hábitos que são muito importantes. É considerado um paciente de risco, aqueles com muitas pintas pelo corpo, surgimento de pinta nova em crescimento na fase adulta, histórico de exposição solar intensa e presença de ferida que não cicatriza.
Segundo a coordenadora do mutirão, os procedimentos cirúrgicos seguem a lista do Sistema Único de Saúde (SUS), além disso serão realizadas as biópsias de melanoma altamente sugestivos, que servem para identificar se o melanoma é maligno. Os pacientes que passarem pelo atendimento no mutirão e necessitarem de acompanhamento pelo SUS já sairão do atendimento encaminhados.

Com informações: Diário de Uberlândia