Notícia

Homem é preso por pedofilia em Minas Gerais após denúncia dos EUA

5 de agosto de 2025 às 15:23

Compartilhar:

Uma operação da Polícia Federal (PF) em conjunto da Polícia Militar (PM) contra o abuso sexual infantojuvenil cumpriu um mandado de busca e apreensão na Região Metropolitana de Belo Horizonte na manhã desta terça-feira (5/8).

De acordo com a PF, que não informou a cidade onde ocorre a ação, a investigação começou a partir do recebimento de informações do Federal Bureau of Investigation (FBI) sobre a participação de um brasileiro em um grupo que utilizava a dark web para se comunicar com pessoas de diversas nacionalidades.

Nesse fórum, o investigado compartilhou diversos arquivos de imagens de abuso sexual infantojuvenil. O suspeito foi identificado e, com provas suficientes, foi solicitada e autorizada pela Justiça Federal a expedição do mandado de busca e apreensão.

Durante a ação, foram encontrados e apreendidos equipamentos eletrônicos do investigado que serão submetidos à perícia especializada.

A prisão ocorreu após o recebimento de informações repassadas pela Polícia Federal, originadas do National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), organização não governamental dos Estados Unidos que centraliza denúncias de exploração sexual infantil.

Por força da legislação americana, provedores de internet sediados nos EUA são obrigados a informar às autoridades suspeitas de armazenamento ou disseminação de conteúdo relacionado a abuso sexual infantil. O NCMEC processa esses dados e os repassa à Polícia Federal para investigação no Brasil.

Com base nas informações recebidas, a PCMG iniciou os levantamentos, o que resultou na operação desta terça-feira. As investigações prosseguem com a análise dos equipamentos apreendidos.

Fonte: Estado de Minas