Notícia

Homem morre com suspeita de malária em Patos de Minas

16 de janeiro de 2025 às 15:52

Compartilhar:

Um homem de 50 anos, em férias no Brasil, faleceu em Patos de Minas na terça-feira (14) após apresentar sintomas de malária.

O irmão dele, que preferiu não se identificar, disse que o homem morava na Angola e veio para a região já com a doença, mas não sabia.

O paciente foi atendido em Presidente Olegário e, posteriormente, transferido para o Hospital Regional Antônio Dias, onde faleceu.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o óbito foi notificado como diagnóstico suspeito e ressaltou que a Angola é considerada uma área endêmica para a doença.

A SES-MG, por meio da Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas, está conduzindo uma investigação epidemiológica e implementando ações de controle e prevenção tanto em Presidente Olegário, quanto no hospital onde o paciente morreu.

A malária é uma doença infecciosa e febril, causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada de mosquitos fêmeas infectadas do gênero Anopheles, também conhecidos como mosquitos-prego. A doença pode ser fatal se não for tratada adequadamente e em tempo oportuno.