Notícia
Importação de fertilizantes se recupera em outubro, mas segue abaixo de 2025
26 de outubro de 2026 às 15:57
As importações brasileiras de fertilizantes apresentaram recuperação no ritmo diário na segunda quinzena de outubro, mas continuam abaixo do volume registrado no mesmo período do ano passado.
Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que o país importou cerca de 2,98 milhões de toneladas de adubos e fertilizantes químicos nos primeiros 16 dias úteis do mês. A média diária foi de 186,2 mil toneladas, uma queda de 10,3% em relação a outubro de 2025.
Nos cinco dias úteis mais recentes, o volume médio subiu para aproximadamente 193 mil toneladas por dia, indicando uma retomada em relação ao ritmo observado anteriormente. Ainda assim, o desempenho de outubro permanece inferior ao do ano passado, embora supere a média diária de setembro, de 147,9 mil toneladas.
No acumulado de janeiro a setembro, o Brasil importou 5,26 milhões de toneladas a menos de fertilizantes na comparação com o mesmo período de 2025.
Em relação aos preços, a média dos fertilizantes importados ficou praticamente estável em outubro, com alta de 0,2% na comparação anual. Já o gasto médio diário com as compras externas recuou 10,1%.
Os próximos dados da Secex devem indicar se a recuperação do ritmo de importações vai continuar e diminuir a diferença em relação ao ano passado. Ainda não é possível determinar se a redução dos volumes ao longo do ano está relacionada ao adiamento das compras ou a uma queda efetiva da demanda.
