Notícia

IPVA de Minas Gerais poderá ter vencimento em fevereiro

11 de dezembro de 2024 às 14:30

Compartilhar:

O ano de 2025 pode chegar trazendo mudanças nas regras de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais.
No dia 27 de novembro, os deputados mineiros aprovaram nas comissões um projeto de lei (PL) que propõe alterações no calendário e no número de parcelas em que é possível dividir o pagamento do tributo.
Ontem (10/12), foi aprovado pelo plenário, em primeiro turno, o projeto que adia o início do pagamento do IPVA para o mês de fevereiro. A proposta, recebeu 53 votos favoráveis e nenhum contrário, mas ainda precisa ser aprovada em segundo turno pela ALEMG.
O projeto aprovado mantém a opção de pagamento em três parcelas, conforme o substitutivo apresentado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Mas a proposta inicial do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) previa o parcelamento em seis vezes. No entanto, o deputado afirmou que continuará trabalhando para tentar aumentar o número de parcelas para quatro e também para impedir que o nome do contribuinte inadimplente seja inscrito em cartório.
Ainda não foram divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais os valores ou as datas de vencimento do IPVA para 2025. No entanto, a proposta de adiamento do pagamento para fevereiro pode trazer alívio financeiro para os motoristas do estado, que tradicionalmente enfrentam o pagamento logo no início do ano.