Notícia

Javali gigante é abatido por caçadores em fazenda de Paracatu

8 de agosto de 2025 às 15:54

Compartilhar:

Um javali pesando aproximadamente 250 quilos e 1,63 metro de comprimento foi abatido nesta quinta-feira (07/08), por dois caçadores, próximo a uma fazenda em Paracatu.

O animal foi abatido com uma espingarda após perseguição com veículo. Esse foi o terceiro javali de grande porte abatido pela equipe em quatro meses. O grupo é registrado como Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs).

Com a expansão por diversas regiões do Brasil e os riscos à biodiversidade, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou em 2013 o controle da espécie. O objetivo do controle técnico é conter a multiplicação do animal. A caça precisa de autorização

Em abril, outro javali de 190 quilos foi abatido após caçada em um milharal na mesma região.

A pedido de um gerente de fazenda, os caçadores saíram de João Pinheiro para Paracatu com oito cães. Pela manhã, os caçadores abateram primeiro um javali menor. Depois, na mesma caçada, mataram o animal de 190 quilos com seis disparos de espingarda.

No mês seguinte, caçadores relataram o abate de um javali com 2,40 metros de comprimento e 1,55 metro de altura e chegando a pesar até 300 quilos, sendo um dos maiores já caçado na região. Segundo eles, foi um dos maiores já caçados na região.

De acordo com o Ibama, para realizar o controle do javali, é necessário fazer a inscrição no Cadastro Técnico Federal e emitir o respectivo Certificado de Regularidade. Em seguida, deve-se solicitar a autorização de manejo. Caso sejam usadas armas de fogo no abate, elas precisam estar devidamente registradas no Exército.

Javali entre as 100 piores espécies invasoras

O javali é classificado como uma das 100 piores espécies exóticas invasoras pela União Internacional de Conservação e Natureza (UICN). Isso quer dizer que estão entre as principais ameaças à biodiversidade em nível mundial, dificultando os esforços de preservação dos ecossistemas.

Sem predador natural, o javali se reproduz de forma descontrolada e é considerado praga. Além de destruir plantações, pisoteando ou escavando a terra em busca de alimentos, causa impacto no meio ambiente e traz prejuízos para pequenos agricultores.

Atualmente, há registros desses animais em quinze estados brasileiros, entre eles Minas Gerais e Goiás.