Notícia

Justiça determina que salas do setor de oncologia do HC-UFU que estão fechadas desde 2019 sejam reabertas

16 de maio de 2024 às 17:26

Compartilhar:

A justiça determinou a abertura das salas de oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). As cinco salas do setor estão prontas desde o fim de 2019, mas, por motivos ainda não esclarecidos, nunca foram abertas.

A decisão, tomada a partir de uma ação do Ministério Público Federal (MPF), concede um prazo de 10 dias para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tomar as medidas necessárias para a retomada das atividades, com ativação imediata de uma sala para grandes cirurgias e duas para pequenas cirurgias.

O MPF também solicita a destinação de recursos e a contratação de pessoal, se necessário, para garantir o bom funcionamento das unidades.

O descumprimento da determinação judicial resultará em multa diária de R$ 1 mil para a Ebserh. Além disso, o MPMG cobra a manutenção e conservação dos equipamentos, muitos dos quais estão armazenados em caixas há anos, conforme laudo do Oficial de Justiça.

A decisão foi tomada em audiência de conciliação realizada em 18 de março deste ano.

A Ebserh informou que ainda não foi notificada da decisão.

“O Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh informa que, até o momento, não foi notificado oficialmente sobre a Ação Civil Pública e, se for, prestará os esclarecimentos devidos no âmbito do processo.”