Notícia
Mais de 350 cidades de Minas estão sob alerta de tempestade e granizo
9 de dezembro de 2025 às 15:47
Trezentos e noventa municípios de Minas das regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul de Minas, Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Central Mineira estão sob alerta para tempestade e queda de granizo com grande risco de alagamentos, queda de árvores, corte de energia elétrica e estragos em plantações.
Com previsão de chuva intensa de até 100 mm/dia e ventania de até 100 km/h), o alerta laranja emitido nesta manhã (9/12) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vai valer entre as 10h desta quarta-feira (10/12).
Em outro alerta, também emitido pelo órgão, chuvas de até 50mm/dia e ventos de até 60km/h podem atingir outras 390 cidades mineiras com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o Inmet, o alerta amarelo vai atingir municipios das regiões Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a capital, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Oeste de Minas.
A quantidade de água da chuva é medida em milímetros (mm). Cada milímetro corresponde a um litro de água por m² (metro quadrado). Por exemplo, se chover 50 milímetros, significa que, em cada metro quadrado, caíram 50 litros de água.
O que fazer e não fazer durante a chuva
Evite áreas de inundação;
Não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
Tenha atenção especial para áreas de encostas e morros;
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199);
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Fonte: EM
