Notícia

Menina de seis anos morre em Araguari por infecção de Streptococcus pyogenes

1 de dezembro de 2023 às 15:55

Compartilhar:

Uma menina de seis anos morreu em Araguari com uma infecção causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (30) pela Prefeitura, que investiga outro caso de criança internada com sintomas semelhantes.

Em outubro, três crianças morreram e quatro foram internadas em São João del Rey por suspeita de contaminação de bactérias do gênero Streptcoccus.

Na época, a Secretaria de Saúde da cidade, afirmou que os casos também não tinham relação entre si e que não houve surto, mas as escolas da cidade foram fechadas por duas semanas para desinfecção e limpeza generalizada.

Em um comunicado assinado pela enfermeira-gerente da Vigilância em Saúde, a Prefeitura de Araguari informou que a criança que morreu apresentou tosse seca, dor de garganta, febre e episódios de vômito.

A família procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quatro dias após o início dos sintomas. No dia 12 de novembro, um dia após ir ao hospital, a menina morreu com um quadro de choque séptico.

No hospital, os médicos suspeitaram de diagnóstico de meningite ou dengue. Mas um exame de hemocultura indicou a presença da bactéria.

Já no último domingo (26), outra criança foi internada na Santa Casa de Misericórdia de Araguari com histórico de dor abdominal, associado à febre, vômitos e dor de cabeça. O menino está sendo tratado com antibióticos.

O Município informou que aguarda o resultado de exames para descobrir o motivo dos sintomas no menino, mas descartou a conexão entre os dois casos citados.