Notícia
MG tem mais de 300 cidades sob alerta de temporal com ventania; há risco de granizo
13 de dezembro de 2024 às 15:51
Minas Gerais tem 364 municípios sob risco de tempestade com ventania, segundo emitiu o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (13 de dezembro). Duas previsões têm influência no Estado: uma de alerta amarelo, de perigo potencial, e outra, laranja, de perigo, com possibilidade de queda de granizo. “Risco de queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações”, informou o Inmet.
O alerta amarelo inclui a maioria das cidades afetadas. São 306 municípios localizados nas regiões do Jequitinhonha, Alto Paranaíba, Norte, Noroeste e Central de Minas. São esperadas chuvas de 50 mm a 100 mm por dia, o que é considerado um volume intenso; e a velocidade do vento pode ocasionar corte de energia elétrica. O alerta é válido até às 10h de sábado (14).
Chuva “engrossa” no Triângulo Mineiro e pode ter granizo
A situação é mais crítica nas regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas. Os municípios estão em alerta de “perigo”, segundo o Inmet. A previsão indica chuvas de 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com queda de granizo. Os ventos podem chegar até 100 km/h.
O instituto informou que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções durante a chuva, segundo o Inmet:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Para mais informações, acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).