Notícia

Minas Gerais registra 22 casos de febre maculosa em sete meses

28 de agosto de 2024 às 15:25

Compartilhar:

Vinte e dois casos de febre maculosa foram confirmados no Estado entre janeiro e julho deste ano. No mesmo período, duas pessoas morreram em decorrência da enfermidade. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No ano passado, também entre janeiro e julho, foram computados 30 casos e 13 mortes.

A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode apresentar formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. Ela é transmitida pela picada de carrapatos infectados.

Em Minas Gerais, os principais vetores e reservatórios da doença são os carrapatos conhecidos como “carrapato estrela”, “carrapato de cavalo” ou “rodoleiro”.

Embora possa ocorrer durante todo o ano, a doença tem maior frequência de casos no período da seca, entre abril e outubro.

Os principais sintomas da febre maculosa são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.

Além disso, com a evolução da doença, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.