Notícia
Minas Gerais tem 2 mil pessoas desalojadas por causa dos temporais
16 de dezembro de 2025 às 16:00
Minas Gerais tem duas mil pessoas desalojadas em decorrência dos temporais no estado, segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta terça-feira (16/12). Desalojados são pessoas que precisaram desocupar suas casas e foram para residências de amigos e parentes. O número segue estabilizado desde 30 de novembro.
Já o número de desabrigados – quando as pessoas precisam de abrigo público – também segue em 272 desde sexta-feira (12/12).
O estado tem 56 municípios em situação de emergência por causa das chuvas – número que está estabilizado desde a sexta-feira (12/12).
A Defesa Civil estadual já distribuiu 155 kits dormitório (conjunto de itens essenciais de acolhimento, como travesseiro e lençol); 205 kits higiene (contendo, normalmente, sabonete, escova e pasta de dente, absorventes, fraldas e álcool em gel); 205 kits limpeza (vassouras, baldes, rodos, luvas); 171 colchões; 7 lonas; 375 cestas básicas e 2 mil telhas.
Em Sabará, na Grande BH, uma família foi atingida por um desabamento, na manhã desta terça-feira (16/12), depois de um barranco deslizar sobre a casa onde eles moravam. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) informou que o desabamento foi provocado pela chuva forte. Com o excesso de umidade, a terra desabou e atingiu a casa no Bairro Morro de São Francisco.
De acordo com o tenente Raul, um muro de arrimo desceu sobre a casa e todos os ocupantes foram atingidos. Luigi de Jesus Auricho, de apenas 5 anos, e o pai, Leonardo Eurico Barbosa, de 51, foram soterrados. Luigi está em estado grave no CTI do Hospital João XXIII, na região central de Belo Horizonte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta que coloca 802 cidades mineiras em risco de temporais severos até a manhã desta quarta-feira (17). A previsão é de chuvas de até 100 mm por dia e ventos que podem atingir 100 km/h, elevando o potencial de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
A Defesa Civil de Minas Gerais sugere à população desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante os temporais, prevenindo acidentes causados por falhas na rede elétrica. Sinais de deslizamento, como rachaduras no solo ou movimentos de terra, devem ser monitorados atentamente.
Em casos de urgência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser acionados pelos números 199 e 193, respectivamente.
