Notícia
Minas registra mais uma morte por febre amarela em 2025
3 de abril de 2025 às 15:14
Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, informou nessa quarta-feira, 02 de abril, o primeiro caso de febre amarela em humano no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é um homem de 36 anos, que está em tratamento médico e sendo monitorado pelas autoridades de saúde.
Até o dia 12 de março, Minas Gerais registro três mortes por febre amarela em 2025. Um dos pacientes tinha de 49 anos, era morador de Pouso Alegre, no sul do estado.
As duas outras mortes no estado por febre amarela aconteceram em Extrema, também no Sul de Minas. Uma das vítimas foi um jovem de 21 anos, morador de Bragança Paulista, no estado de São Paulo. A SES-MG afirma que ele era vacinado, e o provável local de infecção era em Joanópolis (SP). A morte aconteceu em um hospital em Extrema.
O outro caso no município do Sul de Minas foi um paciente do sexo masculino, de 69 anos, sem registros de vacina. O local provável de infecção é Extrema, onde ele morava.
A vacina é a principal ferramenta para a prevenção e o controle da febre amarela e é disponibilizada para a população pelo SUS, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado.
A imunização é indicada conforme recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para pessoas a partir de 9 meses de idade. O esquema vacinal em crianças menores de cinco anos de idade compreende duas doses, sendo a primeira aos 9 meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos de idade. Pessoas com 60 anos ou mais de idade poderão ser vacinadas após avaliação das condições de saúde e existência de possíveis contraindicações à vacinação.
