Notícia
Natal será de calor intenso em 294 cidades de Minas Gerais, alerta Inmet
24 de dezembro de 2025 às 11:48
Os moradores de 294 cidades de Minas Gerais devem se preparar para enfrentar temperaturas mais elevadas neste Natal. A previsão indica que os termômetros podem marcar até 5 °C acima da média por um período de dois a três dias. Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para municípios de partes do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata, regiões que já começaram a sentir o aumento do calor nesta terça-feira (23/12).
O alerta amarelo, válido até as 18h do dia 25 de dezembro, é classificado como de “perigo potencial”, indicando um leve risco à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Para minimizar os impactos das altas temperaturas, o Inmet recomenda manter-se bem hidratado, evitar a exposição direta ao sol — principalmente entre 10h e 16h —, utilizar chapéu, óculos escuros e protetor solar. Também é aconselhável evitar esforços físicos nos horários mais quentes do dia, dar preferência a refeições leves, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter os ambientes bem ventilados.
Essas medidas ajudam a reduzir os riscos associados ao calor intenso durante o período festivo.
