Notícia
Onça-parda atropelada na MG-235 volta à natureza após meses de recuperação
7 de maio de 2024 às 15:11
Uma onça parda que foi atropelada em fevereiro deste ano na rodovia 235, no município de Ibiá, voltou à natureza nessa terça-feira (7).
Após o atropelamento o animal foi resgatado e levado à Unibe, em Uberaba, onde passou por uma cirurgia para tratar uma fratura no fêmur esquerdo.
Depois de receber os primeiros socorros, a onça foi levada para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) em Patos de Minas – o centro é referência no recebimento e cuidado com fauna silvestre na região. A primeira parte do processo de reabilitação foi feito pelos funcionários do Cetras. Na sequência foi transferida para Belo Horizonte, onde ficou no Zoológico da capital mineira, porque necessitava de precisar de medicação constante e pelo fato de o zoológico ter recintos amplos.
Passado o período de recuperação a onça, que também é conhecida como suçuarana foi reintegrada à natureza, em um local que está em processo de cadastramento junto ao Ibama, em Minas Gerais.
A onça foi reintegrada à natureza usando um rádio colar – equipamento que vai monitorar a rotina do felino, e rastrear todos os movimentos neste espaço. O monitoramento é feito pelo Waita – Instituto de Pesquisa e Conservação, por fontes da plataforma Sementes, do Ministério Público de Minas Gerais.