Notícia
Operação ambiental no Rio São Francisco e afluentes combate crimes e infrações
23 de julho de 2025 às 14:53
Entre os dias 21 e 23 de junho de 2025, uma significativa operação ambiental foi deflagrada no Rio São Francisco e seus afluentes, incluindo a UHE Três Marias, Rio Borrachudo e Rio Abaeté. A ação, que fez parte do Plano Anual de Fiscalização, envolveu patrulhamento tanto embarcado quanto desembarcado, visando coibir crimes e infrações ambientais na região.
Durante as atividades de fiscalização, duas ocorrências de posse irregular de arma de fogo foram constatadas. Em um dos casos, foi localizada uma espingarda de pressão Rossi calibre 5.5, que havia sido adaptada para calibre .22, acompanhada de sete munições. Na segunda ocorrência, uma espingarda calibre .32, também sem registro legal, foi apreendida com nove munições. Os responsáveis por ambas as armas foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil, ilesos, juntamente com os materiais apreendidos.
Combate à pesca ilegal e apreensões
Além das infrações relacionadas a armas de fogo, a operação também identificou diversas irregularidades ambientais, com foco na pesca predatória. Pescadores amadores foram flagrados utilizando petrechos proibidos e mantendo redes de pesca sem a devida identificação. Todos os materiais ilícitos foram apreendidos para serem encaminhados ao órgão ambiental competente.
O balanço final da operação revelou a apreensão de um vasto material, incluindo armamentos, munições, petrechos de pesca irregulares e um total de 27 redes de emalhar, que somavam 863 metros quadrados.
Ao todo, foram lavrados 13 REDS (Registro de Eventos de Defesa Social), 03 RAT (Registro de Auto de Infração Ambiental) e 10 autos de infração, que resultaram em um valor total de R$ 8.932,56 em multas.
