Notícia
Operação nacional contra feminicídio e violência prende 387 pessoas
8 de agosto de 2025 às 14:21
A Operação Shamar, de combate à violência contra a mulher, já contabiliza 387 prisões de autores de feminicídio e violência doméstica, entre o dia 1º de agosto, quando teve início a ação, e as 12h desta quinta-feira (7). No período, 2.518 vítimas foram atendidas e 314 medidas protetivas de urgência foram solicitadas.
A operação, ocorre em todo território nacional e conta com 16.508 agentes de segurança. As ações da operação seguem até o dia 4 de setembro.
Foram investidos R$ 2 milhões, que possibilitaram o aporte de diárias de policiais civis e militares para deslocamento com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão de acusados de feminicídio e de violência doméstica, sobretudo onde não há delegacia especializada.
Com o recurso, também foram promovidas ações educativas de prevenção de casos de agressão em razão de gênero, como palestras e panfletagem, alcançando 382.114 pessoas.
Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, as autoridades de segurança orientam que a pessoa procure uma delegacia de polícia especializada ou ligue para o 190.
A Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, também fica disponível através do 180.
