Notícia

Operação Vulcano: Gaeco desmantela quadrilha de furto e receptação de fios em Uberlândia

23 de abril de 2024 às 16:44

Compartilhar:

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, juntamente com as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Fazenda apreenderam cerca de 450 kg de cabos de alumínio de 27 kg de fios cobre, durante a Operação Vulcano, deflagrada na cidade. A quantidade apreendida foi divulgada em balanço parcial da operação nesta terça-feira (23).

O objetivo da operação é investigar e reprimir a prática de crimes de furto e receptação de fios, assim como a lavagem de capitais decorrente desses delitos cometidos em Uberlândia.

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Lagoinha, São Jorge, Santa Mônica, Shopping Park, Custódio Pereira, Segismundo Pereira, Marta Helena e Martins, em desfavor de estabelecimentos comerciais cujos proprietários, responsáveis e alguns colaboradores são suspeitos de serem mandantes de crimes de furto qualificado e receptação de fios de cobre e outros metais, assim como da lavagem de dinheiro realizada a partir dos furtos.

Um homem foi preso em um estabelecimento no Bairro Marta Helena com uma arma de fogo e 11 munições de calibre 22.

De acordo com o Gaeco, os delitos relacionados ao furto, compra e venda de fios de cobre alumínio têm acontecido de forma estruturada e organizada na cidade.

O grupo afirma ainda que os danos a pessoas físicas e jurídicas vítimas dessas infrações são “incalculáveis, não se resumindo a danos patrimoniais, mas também a danos pessoais e a instabilidades operacionais em entidades públicas e privadas.”