Notícia

Patos de Minas confirma caso de febre amarela em humano

25 de setembro de 2025 às 14:00

Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas confirmou, na manhã desta quinta-feira (25), um caso de febre amarela em humano no município. A paciente é uma idosa que não apresentou os sintomas clássicos da doença. Ela buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 30 de agosto, com um quadro leve, semelhante a dengue, apresentando apenas mal-estar e desidratação. Não houve necessidade de internação, e atualmente ela se encontra em casa, com bom estado de saúde.

Inicialmente, o teste para dengue deu resultado negativo. Seguindo o protocolo da Rede Sentinela da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a amostra foi enviada à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para exames complementares. O material foi testado para outras arboviroses e, em três análises consecutivas, confirmou-se a presença do vírus da febre amarela.

A confirmação oficial veio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-MG) e foi comunicada ao município pela Superintendência Regional de Saúde na última terça-feira (22).

A paciente tem registro de vacinação contra a febre amarela, o que pode ter contribuído para a forma leve da doença. Ela vive em áreas rural e urbana, e uma investigação epidemiológica está em andamento para identificar a origem da infecção. Até o momento, não há outros casos suspeitos sob investigação.

Com a confirmação, Patos de Minas passa a ser considerada área de risco para a febre amarela. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde dará início imediato a ações de controle, com destaque para a vacinação de pessoas ainda não imunizadas — considerada a principal medida de proteção contra o vírus.