Notícia
Patos de Minas confirma caso de raiva em morcego e vai intensificar vacinação de cães e gatos
30 de janeiro de 2025 às 16:10
Um caso de raiva em morcego foi confirmado em Patos de Minas, nesta quinta-feira (30) pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – o animal foi encontrado na sacada de um apartamento na Avenida Paranaíba. Este é o primeiro registro da doença na cidade desde 2021.
Diante da confirmação, a Prefeitura de Patos de Minas, anunciou que vai intensificar a vacinação de cães e gatos na região onde o morcego foi encontrado. A ação tem como objetivo prevenir a disseminação da raiva, uma doença grave que pode ser fatal em humanos e animais.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, a Vigilância Sanitária delimitou um raio de 500 metros a partir do local onde o morcego foi encontrado. Nessa área, equipes de controle de zoonoses farão a vacinação de reforço em cães e gatos já imunizados e aplicarão a primeira dose nos animais que ainda não receberam a vacina.
O trabalho de vacinação terá início na próxima segunda-feira (3), com agentes devidamente identificados visitando as residências. Serão imunizados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, exceto fêmeas no último mês de gestação e animais em tratamento de saúde. Mesmo os animais vacinados no último ano devem receber a dose de reforço.
A vacinação é gratuita e segura.
