Notícia
PF, Receita Federal e Procon deflagram Operação Fidúcia II em Uberlândia
12 de agosto de 2025 às 17:10
A Polícia Federal, a Receita Federal e o Procon Municipal deflagraram nesta segunda-feira (11) a Operação Fidúcia II, em Uberlândia, com o objetivo de combater a comercialização de produtos falsificados, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A ação teve como alvos duas lojas – uma no centro da cidade e uma no bairro Lídice – ambas suspeitas de vender mercadorias sem nota fiscal e com marcas falsificadas.
De acordo com as investigações, os dois estabelecimentos não possuíam registros de entrada de mercadorias, reforçando as suspeitas.
Foram apreendidos centenas de itens, documentos e celulares. Além disso, representantes das marcas atestaram a falsificação no local. O valor estimado das mercadorias ultrapassa R$ 2 milhões. Após os trâmites legais, os produtos serão destinados à União e terão as marcas retiradas antes de serem doados a entidades beneficentes previamente cadastradas.
De acordo com a PF, a investigação identificou movimentação de mais de R$ 7 milhões no último ano por empresas ligadas aos suspeitos, sem declaração de rendimentos.
Há indícios de operação coordenada entre várias pessoas jurídicas, ligações com organizações criminosas do Brás (SP) e utilização de capital social incompatível com as atividades.
Após a conclusão dos procedimentos administrativos, os produtos serão declarados perdidos em favor da União.
A Operação Fidúcia II é um desdobramento da primeira fase, realizada em julho, e amplia o foco para redes criminosas mais complexas no setor de vestuário e acessórios.
