Notícia
Prefeito de Delta, no Triângulo Mineiro, é preso em flagrante por peculato
16 de dezembro de 2024 às 15:22
O prefeito de Delta, cidade do Triângulo Mineiro, Marcos Roberto Estevam (PNM) foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta segunda-feira (16/12), pelo crime de peculato – que é quando um funcionário público que se apropria ou desvia bens públicos ou particulares em benefício próprio ou de terceiros, em razão do cargo que ocupa. A pena prevista para o crime é de reclusão de 2 a 12 anos e multa.
Conhecido como “Markim”, o político foi alvo da operação Limpidus, que cumpriu 20 mandados de busca e apreensão no município mineiro e em Igarapava, no interior de São Paulo, onde ele nasceu.
A Polícia divulgou que foram apreendidos celulares e documentos relacionados à investigação, que apura crimes praticados por servidores públicos e agentes políticos contra a administração pública.
A ação é um desdobramento da operação “Cisvallegran”, que aconteceu em maio de 2022. Na época, as cautelares foram cumpridas em Uberaba, Delta, Ribeirão Preto (SP) e Guaíra (SP), em apurações que indicaram corrupção nos cofres do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (Cisvalegran).
Com a prisão do prefeito, o vice Joaquim Lopes de Souza (PP) deve assumir a cadeira do Executivo municipal até o fim do ano, quando a prefeita eleita Leriane Souza (PP) assume o posto. Marcos Roberto foi prefeito de Delta por dois mandatos, tendo “disputado” as urnas em 2020 com uma candidatura única.
Fonte: Estado de Minas