Notícia

Prefeito de Patos de Minas critica Copasa por tentar barrar encampação dos serviços de água e esgoto

19 de janeiro de 2024 às 16:56

Compartilhar:

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, usou suas redes sociais para manifestar sua insatisfação com a decisão da Copasa de recorrer à Justiça para tentar impedir o processo de encampação dos serviços de água e esgoto na cidade, já aprovado em lei pela Câmara Municipal. Segundo ele, a Companhia quer evitar que a população possa opinar sobre a qualidade dos serviços que ela presta na cidade.

A encampação dos serviços de água e esgoto é um projeto da Administração Municipal que vem sendo desenvolvido há meses, com o objetivo de melhorar a eficiência e a transparência na gestão desses serviços essenciais. A lei que autoriza a encampação foi aprovada no final do ano passado e prevê a realização de um processo de licitação para escolher uma nova empresa para assumir os serviços. Além disso, uma comissão foi formada para avaliar os valores de indenização que deverão ser pagos à Copasa, pela estrutura que ela construiu na cidade e pela interrupção do contrato de 30 anos, que foi assinado no final de 2008 e que entrou em vigor em 2009.

No entanto, a Copasa não aceitou a decisão da Câmara Municipal e entrou com uma ação na Justiça questionando a legalidade da lei que permitiu a encampação. Além disso, a Companhia também tentou impedir a realização da audiência pública que está marcada para o próximo dia 29, no auditório da CDL de Patos de Minas, onde a população poderá se manifestar sobre o assunto.