Notícia
Servidores técnico administrativos da UFU farão greve de 24h em Uberlândia
10 de março de 2025 às 15:38
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciaram que vão paralisar as atividades por 24 horas nesta terça-feira (11). A decisão foi tomada durante assembleia e integra um movimento em defesa do cumprimento de um acordo de reestruturação de carreira da categoria, bem como da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, para que o governo cumpra o acordo de greve.
A paralisação terá início às 6h30 do dia 11 de março e se estende até 6h30 do dia 12 de março, com atividades de mobilização programadas ao longo do dia 11.
O Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU) reforça que o movimento busca pressionar o governo e o Congresso Nacional para que os acordos firmados sejam respeitados e que o financiamento adequado da universidade seja garantido.
“O reajuste salarial e as condições de trabalho dos servidores dependem da aprovação da LOA, que está atrasada. Não podemos aceitar mais um ano de desvalorização da categoria e cortes no orçamento da educação pública”, disse a coordenação do sindicato. Na data, será realizada uma roda de conversa sobre a aprovação da LOA e seus desdobramentos, nova estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e reajustes. Depois haverá um ato em frente a reitoria da UFU, que vai reunir a categoria para a entrega de documento sobre o apoio às reivindicações para a gestão superior.
