Notícia
Tempestade com queda de granizo pode atingir Coromandel nesta quinta-feira (19)
19 de fevereiro de 2026 às 11:20
Belo Horizonte e outros 504 municípios do estado podem ser atingidos por tempestades com risco de queda de granizo nesta quinta-feira (19/2), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As cidades podem registrar até 50 milímetros (mm) de chuva por dia, com ventos intensos de até 100km/h. Segundo a meteorologia, uma chuva de 50mm é considerada bastante forte, pois cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), uma taxa de chuva de 1 milímetro por minuto equivale a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado.
Segundo o Inmet, o alerta amarelo, de perigo potencial, indica baixo risco de corte de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos, e é válido até a manhã de sexta-feira (20/2).
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
A Defesa Civil recomenda que, em caso de fortes chuvas, as pessoas evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. A força da enxurrada pode ser perigosa, e a água pode esconder bueiros abertos ou buracos.
E mais: não é recomendado se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores.
Evite contato com a água: não toque em águas de inundações, pois há risco de contaminação e de choque elétrico.
Proteja-se contra raios: não se abrigue debaixo de árvores ou próximo a postes. Durante tempestades, desligue aparelhos elétricos para evitar danos causados por descargas.
Previna-se em casa: mantenha calhas e ralos limpos para facilitar o escoamento da água da chuva e evite descartar lixo em locais que possam entupir bueiros.
Em situações de emergência, como risco de deslizamento ou desabamento, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
