Notícia

Tempo frio e seco pode enfraquecer o sistema imunológico e provocar doenças respiratórias

4 de junho de 2024 às 16:17

Compartilhar:

O ar frio e seco, típico da estação outono/inverno, em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões com clima temperado, resseca as mucosas do nariz e da garganta tornando-as mais suscetíveis a infecções e irritações, o que pode intensificar sintomas como dor de garganta, tosse e congestão nasal.

Além disso, o frio pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a infecções virais como a gripe (influenza). Isso significa que as pessoas podem ter mais facilidade para pegar a gripe e que os sintomas podem ser mais fortes e duradouros.

E embora o frio não cause a gripe, ele pode criar um ambiente mais propício para o desenvolvimento da doença e para o agravamento dos sintomas. A principal medida de prevenção é a vacinação contra a influenza.

A coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Coromandel, Joysse Dornelas conversou com a Gerais FM nessa terça-feira (4) sobre o assunto e informou que a estação já causou o aumento de casos de bronquiolite, pneumonia e internações. “São doenças que podem ser evitadas – primeiramente com a vacina e com medidas de higiene, como o uso do álcool em gel, por exemplo. Além destes cuidados, também é importante manter os ambientes ventilados, mesmo em tempos de frio”.

Ao se vacinar, a população reduz o risco de contrair a gripe, mesmo que entre em contato com o vírus. Shirley Oliveira Silvoni, responsável técnica de imunização explica que as vacinas estão disponíveis para pessoas com idade acima de seis meses. “Embora geralmente a gripe seja leve e se resolva sozinha em poucos dias, ela pode representar um sério risco para grupos mais vulneráveis, como idosos acima de 60 anos, com maior fragilidade do sistema imunológico; crianças, especialmente menores de 5 anos, com sistema imunológico em desenvolvimento; gestantes, com maior suscetibilidade a complicações e portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma, doenças cardíacas e pulmonares, que podem ter seus quadros agravados pela gripe. Então a vacinação contra a gripe é a medida mais eficaz para prevenir a doença e suas complicações graves”.