Notícia

Tremores de terra são registrados em Frutal

2 de fevereiro de 2026 às 16:11

Compartilhar:

O município de Frutal, no Triângulo Mineiro, registrou dois tremores de terra no último final de semana. Os eventos foram detectados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a RSBR e apurações da imprensa, os abalos sísmicos ocorreram em um curto intervalo de tempo — um na sexta-feira e outro no sábado — com magnitudes consideradas leves, em torno de 3,0 e aproximadamente 3,2 na escala Richter. Além disso, na terça-feira anterior, dia 27 de janeiro, já havia sido registrado outro tremor no município, com magnitude estimada em 2,9.

Câmeras de segurança instaladas em um galpão e em uma área de pastagem de Frutal registraram o tremor ocorrido no sábado. De acordo com a RSBR, esse abalo foi registrado às 17h09. Apesar de terem sido percebidos por moradores, não houve registro de danos estruturais ou feridos.

Tremores dessa intensidade são classificados como de baixa magnitude. Embora possam ser sentidos pela população, geralmente se manifestam como vibrações leves ou movimentos rápidos do solo e raramente provocam prejuízos significativos, conforme confirmam autoridades locais e relatórios técnicos das redes de monitoramento.

O sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, explicou que pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns. Segundo ele, o estado é aquele que apresenta o maior número de abalos sísmicos registrados no país.

A RSBR, coordenada pelo Observatório Nacional com apoio do Serviço Geológico do Brasil, monitora a atividade sísmica em todo o território nacional por meio de quase 100 estações sismográficas distribuídas pelo país.

Além dos tremores em Frutal, outro abalo sísmico de magnitude 3,0 foi registrado próximo ao município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde de sexta-feira (30/1), às 14h35. Assim como em Frutal, houve relatos de que o tremor foi sentido pela população local. Segundo a RSBR, somente na última semana foram registrados cinco abalos sísmicos em Minas Gerais.

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, ao contrário do senso comum, sismos no Brasil são relativamente frequentes. Tremores com magnitudes entre 2 e 3 ocorrem praticamente todas as semanas em alguma região do país.

Ainda assim, especialistas ressaltam que a probabilidade de um terremoto de grande magnitude e com potencial destrutivo no Brasil é extremamente baixa, já que o país está localizado no centro da Placa Sul-Americana, uma região geologicamente estável.

Em 2025, os maiores tremores registrados no Brasil, segundo a RSBR, foram:

• 4,5 – Rorainópolis (RR), em 29 de junho
• 4,4 – Poconé (MT), em 1º de março
• 4,3 – Parauapebas (PA), em 3 de abril
• 4,2 – Parauapebas (PA), em 9 de julho
• 4,0 – Parauapebas (PA), em 10 de julho