Notícia

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba terão fim de semana com risco de tempestades e granizo

7 de novembro de 2025 às 16:10

Compartilhar:

O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba devem enfrentar um período de forte instabilidade atmosférica entre esta sexta-feira (07) e o domingo (09), com risco de tempestades, chuva irregular, ventos intensos e possibilidade de granizo em cidades como Patrocínio, Araxá e Monte Carmelo.

De acordo com o boletim meteorológico elaborado pelo geógrafo William Borges, a combinação entre o calor, a alta umidade proveniente da Amazônia e ventos fortes em altitude favorece a formação de tempestades e núcleos isolados de granizo. Borges ressalta que as chuvas serão mal distribuídas, podendo causar altos acumulados em algumas regiões enquanto outras, próximas, receberão pouca ou nenhuma precipitação.

A previsão indica que as pancadas começam de forma isolada nesta sexta-feira (07), com aumento do volume de chuva entre sábado (08) e domingo (09), especialmente em municípios como Patrocínio, Araxá, Monte Carmelo e Frutal, onde há maior possibilidade de ocorrência de granizo.

Em Coromandel a previsão do Climatempo é de pancadas de chuva na noite desta sexta-feira (07). São chuvas repentinas, intensas e de curta duração, que geralmente caem de forma irregular e podem ser acompanhadas de trovões e granizo. Elas são diferentes da chuva contínua, pois começam e terminam de repente, podendo afetar apenas uma área específica da cidade enquanto outras permanecem secas.

A previsão do tempo para o fim de semana indica variações nas condições climáticas. No sábado, o dia começa com sol e muitas nuvens pela manhã, mas à tarde há possibilidade de chuva forte. Durante a noite, podem ocorrer pancadas de chuva. Já no domingo, o sol aparece entre algumas nuvens, e há chance de chuva rápida tanto durante o dia quanto à noite.

Entre os municípios com maior chance de chuva e tempestades estão Patrocínio, com previsão entre 50 e 80 milímetros, e Araxá, que deve acumular de 45 a 75 milímetros nos próximos dias, com possibilidade de granizo. Monte Carmelo também chama atenção, com estimativa entre 40 e 70 milímetros e risco de granizo isolado.

Nesta quarta-feira (05) uma chuva intensa causou estragos em Uberlândia e outras cidades. As fortes rajadas de vento também provocaram uma nuvem de poeira que se espalhou por diversas cidades da região. O fenômeno foi observado em Uberlândia, Uberaba, Frutal, Conceição das Alagoas, Sacramento e Água Comprida, cobrindo parte do céu durante a tarde.

Horário de maior risco

A janela crítica de formação das tempestades deve ocorrer entre 14h e 20h, especialmente nos períodos de maior aquecimento. Após às 21h, tendência é de redução gradativa.