Notícia
UFU anuncia suspensão de calendário acadêmico em meio à greve de servidores
13 de junho de 2024 às 14:28
A Universidade Federal de Uberlândia anunciou a suspensão do calendário acadêmico para os cursos de graduação. A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária realizada pelo Conselho Universitário nesta quarta (12). Foram 94 votos favoráveis e 59 contrários à paralisação.
A medida também afeta a Escola de Educação Básica (Eseba).
A suspensão do calendário acadêmico acontece em meio à greve dos servidores técnico-administrativos da universidade. Em comunicado, a instituição afirmou que todas as atividades acadêmicas e administrativas dos cursos de graduação permanecerão suspensas enquanto durar a greve, por tempo indeterminado.
Ainda segundo a UFU, o conselho apresentou uma série de pontos com deliberações estudantis, elaboradas em conjunto ao Conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos, assinadas por 30 deles.
De acordo com trabalhadores técnico-administrativos, a categoria não teve reajustes entre 2015 e 2023, sendo que o valor concedido pelo Governo Federal no último ano, de 9%, não cobre as perdas salariais, que podem chegar a 34%. Eles consideram ainda que as propostas apresentadas até agora não são satisfatórias.
Na terça-feira (11), a categoria promoveu um ato de protesto e trancou as portarias de acesso ao campus Santa Mônica. Os comandos locais de greve informaram que os membros da gestão superior da UFU manifestaram preocupação com o orçamento das instituições federais de ensino. Segundo eles, os valores destinados não cobririam os custos projetados anualmente pelas instituições, gerando preocupação quanto ao funcionamento no segundo semestre deste ano.