Notícia

ZCAS deve provocar novo período de chuva intensa e elevar risco de transtornos entre 26 de fevereiro e 1º de março

25 de fevereiro de 2026 às 14:38

Compartilhar:

Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se configurar entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, marcando o quinto evento do sistema em 2026.

As informações são do Climatempo.

De acordo com o portal meteorológico, a ZCAS é caracterizada por uma extensa faixa de nebulosidade persistente, que se organiza da Região Norte até o Sudeste do Brasil, favorecendo chuva contínua e acumulados expressivos ao longo de vários dias.

Diferente de temporais isolados típicos de verão, o fenômeno se destaca pela persistência da precipitação, o que eleva o risco hidrológico mesmo quando a chuva não ocorre de forma extremamente intensa em curto período.

Os principais impactos esperados incluem volumes elevados acumulados; risco de alagamentos e enxurradas; possibilidade de deslizamentos em áreas de encosta e transtornos urbanos devido à saturação do solo.

O monitoramento é essencial, especialmente em regiões que já apresentam solo encharcado por eventos anteriores.

A consolidação deste quinto episódio reforça um padrão de verão bastante ativo em 2026, com recorrência de sistemas organizados de chuva.